Tutorial – Criar Ação de Conversão Google Ads

Definição

O acompanhamento de conversões é uma ferramenta gratuita que mostra o que acontece depois que um cliente interage com seus anúncios: se ele clicou em um botão, se chamou no Whatsapp, se ele comprou um produto, inscreveu-se na newsletter, ligou para a empresa ou fez o download do app. Quando um cliente realiza ações que você definiu como relevantes, elas são denominadas conversões.

Sobre a imagem principal do acompanhamento de conversões, visão geral de como ele funciona

Uma ação específica do lead/cliente que você definiu como valiosa para a sua advocacia/empresa, por exemplo, um contato no Whatsapp, uma compra on-line ou ligação telefônica. Acompanhar as ações de conversão permite que você veja como seus anúncios levam a essas ações valiosas.

As ações de conversão estão disponíveis para várias origens de conversão, incluindo ações no website, ligações, downloads de aplicativos e ações no aplicativo (como compras no aplicativo).

Se você quiser acompanhar mais de uma ação de conversão do mesmo tipo (por exemplo, inscrição em um boletim informativo e o envio de um formulário de lead do seu website), crie várias ações de conversão.

As ocorrências de ações de conversão são registradas como conversões.

Configure o acompanhamento de conversões para seu site

O acompanhamento de conversões pode ajudar você a ver com que eficiência seus cliques em anúncios levam a atividades valiosas do cliente em seu site, como compras, inscrições e envios de formulários.

Este tutorial explica como criar uma ação de conversão para acompanhar as ações do cliente em seu website.

Antes de você começar

Veja o que você precisa antes de configurar o acompanhamento de conversões do site:

  • Um website: é onde você colocará o código de acompanhamento de conversões, chamado de “tag”.
  • Capacidade de editar o site: você ou seu desenvolvedor da Web precisarão adicionar a tag ao seu site.

Este tutorial vai direto para as instruções de configuração. Para saber mais sobre como o acompanhamento de conversões funciona e por que usá-lo, leia Sobre o acompanhamento de conversões : https://support.google.com/google-ads/answer/1722022

Ou, se não tiver certeza se o acompanhamento de conversões do site é adequado para você, você pode encontrar instruções para todos os diferentes tipos de acompanhamento de conversões aqui: https://support.google.com/google-ads/answer/1722054

Instruções

Etapa 1: criar uma ação de conversão

  1. Faça login na sua conta do Google Ads (https://ads.google.com/).
  2. No canto superior direito, clique no ícone de ferramentas e, em “Métricas”, clique em Conversões .
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  • No resumo, clique em + Nova ação de conversão .
  • Escolha entre os 4 tipos de origens de conversão que você pode acompanhar: Site , Aplicativo , Chamadas telefônicas ou Importar .
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  • Selecione Site e clique em Avançar .
  • Digite o domínio do seu site e clique em VERIFICAR para Detectar se seu site tem uma tag global do site:
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  • Agora você pode configurar ações de conversão de duas maneiras:

1 – Configurar conversões usando um URL – Use este método se quiser acompanhar o carregamento de uma página como uma conversão e não precisar personalizar sua configuração de acompanhamento de conversões. Essa é a maneira mais rápida e fácil de configurar uma ação de conversão.
2 – Configurar uma conversão manualmente – Use este método se precisar rastrear cliques em botões ou links ou se quiser personalizar sua tag de evento com rastreamento de valor, IDs de transação ou outros parâmetros personalizados. [É esse que vamos usar]

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Vá para a seção “ADICIONAR UMA AÇÃO DE CONVERSÃO MANUALMENTE
Ao lado de “Otimização de metas e ações”, você pode escolher a meta para a qual a conversão conta no menu suspenso. NESTE CASO VAMOS ESCOLHER “CONTATO”:

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Clique em Opções de otimização da ação de conversão para determinar se esta é uma ação principal para otimização de lances e relatórios ou uma ação secundária usada para observação.
Ao lado de “Nome da conversão”, insira um nome para a conversão que você deseja acompanhar, como “CONTATO WHATSAPP”. Isso ajudará você a reconhecer essa ação de conversão posteriormente nos relatórios de conversão.

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Ao lado de “Valor”, selecione como acompanhar o valor de cada conversão .
Use o mesmo valor para cada conversão : insira o valor de cada conversão para sua empresa.

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Ao lado de “Contagem”, selecione como contar essas conversões .
Uma : essa configuração é melhor para leads, como um formulário de inscrição em seu website, quando apenas uma conversão por clique no anúncio provavelmente agrega valor à sua empresa. VAMOS USAR ESTA.

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Clique na janela de conversão por clique . Selecione por quanto tempo acompanhar as conversões após uma interação com o anúncio na lista suspensa. Para campanhas da Rede de Pesquisa, Shopping e Display, a janela pode ser de 1 a 90 dias. DEIXE O PADRÃO 30 DIAS.

Clique em Janela de conversão de visualização engajada . Selecione por quanto tempo acompanhar as conversões de visualização na lista suspensa. Para campanhas da Rede de Pesquisa, Shopping e Display, a janela pode ser de 1 a 30 dias. DEIXE O PADRÃO 3 DIAS.

Clique em Modelo de atribuição . Os modelos de atribuição podem fornecer uma melhor compreensão do desempenho de seus anúncios e ajudar você a otimizar as jornadas de conversão. Saiba mais sobre os modelos de atribuição . ESCOLHA A OPÇÃO LINEAR

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Clique em CONCLUÍDO E DEPOIS CLIQUE EM SALVAR E CONTINUAR

Etapa 2: configurar sua tag de conversão

Se você criou sua ação de conversão usando um URL, verá uma das seguintes telas:

Você verá uma tela com instruções para configurar sua tag global do site.

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Se você configurar sua ação de conversão manualmente, verá uma das seguintes telas:

Como instalar a tag global do site

A tag global do site adiciona os visitantes do site às suas listas de remarketing “Todos os visitantes” (se você configurou o remarketing) e define novos cookies em seu domínio, que armazenarão informações sobre o clique no anúncio que trouxe alguém ao seu site. Observe que sua tag de acompanhamento de conversões do Google Ads poderá usar essas informações de clique para atribuir uma conversão às suas campanhas do Google Ads. Certifique-se de fornecer aos usuários informações claras e abrangentes sobre a coleta de dados e de obter consentimento quando exigido por lei.

Você deve instalar a tag global do site em todas as páginas do seu site, mas precisa apenas de uma tag global do site para cada conta do Google Ads.

Copie o código igual demostrado na image acima e cole no site usando o plugin no caso do Worpress “Insert Headers and Footers” na seção <head> do site. PEÇA O AUXÍLIO DO SUPORTE TÉCNICO CASO NECESSÁRIO.

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2 – COMO VINCULAR O CLIQUE DE UM BOTÃO À CONVERSÕES, POR EXEMPLO BOTÃO DE CONTATO DO WHATSAPP.

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2.1 – Clique em VER TAG DE EVENTO

2.2 – Escolha a opção CLIQUE e copie o código html:

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2.3 – Adicione este código no <head> da página pelo plugin “Insert Headers and Footers” e salve;

2.4 – Edite a página que contém o botão do whatsapp utilizando o Elementor e clique no bloco do botão para editar as propriedades:

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2.4.1 – Edite o botão, clique na aba “Avançado” e no campo “ID CSS” digite um nome para o botão (sem caracteres especiais e sem espaço, sugerimos: botao_whatsapp)

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2.4.2 – Adicione um bloco HTML abaixo do botão:

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2.4.2.1 – Cole o seguinte código na área de texto:

<script>
    document.addEventListener("DOMContentLoaded", function(event) {
  jQuery('#botao_whatsapp a').click(function(){
		  function gtag_report_conversion(url) {
		  var callback = function () {
			if (typeof(url) != 'undefined') {
			  window.location = url;
			}
		  };
		  gtag('event', 'conversion', {
			  'send_to': 'COLE AQUI O CÓDIGO DE CONVERSÃO',
			  'event_callback': callback
		  });
		  return false;
		}
});
</script>
<style>
    .elementor-button-content-wrapper {pointer-events: none;} 
    .elementor-button span { pointer-events:none} 
</style>

2.4.3 – Clique em atualizar CONCLUIR e verifique a instalação.

2.5 – Como verificar se a conversão foi instalada corretamente.

2.5.1 – Clique no botão RESOLVER PROBLEMA:

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Vai aparecer o seguinte popup, clique em CONTINUAR

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Vai abrir uma nova janela com o TAG ASSISTANT, no campo “Your website’s URL digite o link da sua página:

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Digite o link da sua página e clique no botão “Connect / Conectar”;

Vai abrir uma nova página com o plugin de assistente de TAG carregado;

Faça o teste clicando no botão de Whatsapp:

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