O que é Hospedagem de Site e porque isso importa?

Se você está tentando construir um site, provavelmente já viu pessoas dizendo que você precisa de “hospedagem na web” ou “host da web”.

Mas o que um host faz? E por que a hospedagem na web é tão importante quando você está criando um site?

A ideia básica é que um host fornece os recursos de computação necessários para alimentar o código do seu site e entregar seus dados aos visitantes. 

No entanto, não é tão simples, porque muitos hosts da web também vão além do básico e fornecem outros recursos para facilitar sua vida e ajudar seu site a ser bem-sucedido.

Neste post, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre os conceitos básicos de hospedagem na web.

Abordaremos o que é um host da Web, por que é importante e quais tipos de serviços você deve esperar receber de um host de qualidade.

Vamos cavar, começando pelo início.

O que é uma hospedagem de site da Web?

Uma hospedagem ou host é um provedor de serviços que oferece armazenamento de dados na web.

Em termos gerais, a hospedagem na web é o mecanismo que alimenta seu site e o torna acessível a visitantes de todo o mundo.

Em um nível mais técnico, hospedagem na web é basicamente alugar parte ou todo um computador (chamado de “servidor”) para que você possa usar o armazenamento e o poder de processamento desse computador para executar seu site.

Por exemplo, se você estiver criando um site WordPress , o servidor de hospedagem na web é o que alimenta o software WordPress real e todos os seus plugins.

Existem diferentes tipos de provedores de hospedagem na web . Por exemplo, alguns hosts da web farão com que sua conta compartilhe recursos de hospedagem com outras contas no servidor (chamadas de hospedagem compartilhada), enquanto outros dão ao seu site seus próprios recursos dedicados.

Em 2022 e além, um dos tipos mais populares de hospedagem na web é a hospedagem na nuvem . Com a hospedagem na nuvem, o host da nuvem aloca recursos para o seu site em uma enorme rede de servidores (“a nuvem”).

Atualmente, alguns dos maiores provedores de hospedagem usam essa abordagem de nuvem, incluindo todos os gigantes da tecnologia – Google Cloud Platform, Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e assim por diante.

Tipos mais antigos de hospedagem dependem de um único servidor físico. O provedor pode alocar alguns dos recursos desse servidor para sua conta (chamado de servidor virtual privado ou VPS) ou pode fornecer acesso a todos os recursos (chamado de servidor dedicado ).

Como regra geral, o custo de sua hospedagem na web aumentará à medida que você adicionar mais recursos de computação ao seu plano de hospedagem. No entanto, existem muitas variáveis ​​que influenciam o custo da hospedagem na web, incluindo os recursos exatos que cada host oferece.

Então, quais são esses recursos? Vamos falar sobre eles a seguir.

O que os hosts da Web devem fornecer?

Em um nível muito básico, tudo que um host precisa fornecer são os recursos de computação para alimentar seus sites. Geralmente, isso significa uma alocação definida de espaço de armazenamento (por exemplo, 10 GB de armazenamento) mais algum poder de processamento para executar o software do seu site e alguma largura de banda para fornecer os dados do seu site aos visitantes.

Quando se trata dos recursos de computação disponíveis para seu plano, alguns hosts irão cobrar de você com base no consumo de recursos do seu site – como a quantidade de processamento que ele usa ou quanta largura de banda seus dados consomem.

Outros podem usar o número de visitas que seu site recebe por mês, o que oferece uma maneira mais simples de avaliar quantos visitantes o servidor de hospedagem pode suportar.

No entanto, muitos hosts da web vão além de apenas recursos de computação e oferecem outros recursos e ferramentas para ajudá-lo a gerenciar e expandir seus sites com mais eficiência.

A menos que você seja um desenvolvedor com conhecimento e motivação para fazer tudo sozinho, você vai querer escolher um host que ofereça alguns desses outros benefícios além dos serviços básicos de hospedagem na web.

Os recursos exatos que você obterá dependem do tipo de host (por exemplo, nuvem versus não-nuvem) e do próprio provedor.

Um detalhe importante a ser considerado, porém, é que alguns hosts cobram mais por alguns desses recursos, por isso é importante investigar completamente o preço do seu host para evitar custos de hospedagem ocultos .

Então – o que um host faz quando vai além do mínimo? Vamos dividi-lo em algumas categorias diferentes:

  • Ferramentas de configuração do site
  • Segurança
  • Otimização de performance
  • Manutenção
  • Apoiar

1. Ferramentas de configuração do site

Um host de qualidade deve facilitar a criação do seu site sem forçá-lo a fazer tudo do zero.

Normalmente, isso vem na forma de ferramentas de instalação de software. Por exemplo, se você deseja criar um site WordPress, um host pode oferecer um instalador do WordPress que permite criar um site WordPress básico usando uma interface gráfica em vez de precisar instalar o software manualmente.

Alguns hosts vão ainda mais longe e pré-instalam o software para que você possa começar a construir imediatamente.

Por exemplo, se você usar o Plataforma Lexpage Website , ele pré-instalará o WordPress para você junto com o Elementor e o tema Hello ou Oceanwp para que você possa trabalhar em seu site minutos após a inscrição.

2. Segurança

A segurança do site é outra área importante onde um host pode facilitar sua vida.

Alguns hosts da web apenas fornecem o servidor de hospedagem e o responsabilizam por protegê-lo, enquanto outros criam muitas de suas próprias proteções para proteger seus sites.

Aqui estão algumas melhorias de segurança comuns que alguns hosts da web oferecem:

  • Certificados SSL gratuitos para criptografar os dados do seu site à medida que passam entre seu servidor e os navegadores de seus visitantes. Isso é absolutamente essencial se você estiver hospedando uma loja WooCommerce , mas outros tipos de sites ainda devem usar um certificado SSL.
  • Firewalls para prevenir pro ativamente ameaças maliciosas.
  • Verificação de malware para detectar arquivos maliciosos em seu servidor.
  • Hardware e infraestrutura de hospedagem segura.
  • Por exemplo, o Lexpage Website oferece um certificado SSL gratuito da Cloudflare para que os dados do seu site estejam sempre seguros em trânsito, além de outras melhorias, como a capacidade de bloquear seu site com uma senha e infraestrutura segura do Google Cloud Platform.

3. Otimização de Desempenho

Ter um site de carregamento rápido é importante na web moderna, pois pode afetar a experiência do usuário do seu site e as classificações de pesquisa .

Uma maneira que um host afeta o desempenho do seu site são os recursos básicos do seu plano de hospedagem. Se o servidor tiver processadores rápidos e muitos recursos, ele poderá carregar seu site mais rapidamente do que um servidor com processamento lento e recursos limitados.

Esta é uma das razões pelas quais a hospedagem na nuvem se tornou tão popular. A hospedagem na nuvem oferece acesso a hardware com desempenho otimizado e facilita a alocação de mais recursos à sua conta, se necessário.

Por exemplo, se você hospedar no Google Cloud Platform (ou usar um serviço de hospedagem que o faça, como o Lexpage), terá acesso aos mesmos servidores que o Google usa para alimentar suas próprias propriedades, como Pesquisa do Google, YouTube, e assim por diante.

Além de oferecer hardware otimizado para desempenho, alguns hosts da Web incluirão táticas adicionais de otimização de desempenho, como uma rede de entrega de conteúdo (CDN) para acelerar os tempos de carregamento globais.

4. Manutenção do site

Quer você construa seu site com o WordPress ou outra ferramenta, você precisará realizar alguma manutenção regular se quiser mantê-lo funcionando corretamente.

Para ajudá-lo a economizar tempo e simplificar seus fluxos de trabalho, alguns hosts da Web podem ajudá-lo em determinadas áreas de manutenção do site. Aqui estão alguns exemplos comuns:

  • Atualizações automáticas para o núcleo do WordPress (e às vezes plugins)
  • Backups diários automáticos
  • Backups manuais sob demanda quando necessário
  • Por exemplo, o Lexpage Website fará backup do seu site todos os dias sem você levantar um dedo e também permite que você faça um backup manual quando necessário .

5. Suporte

Finalmente, muitos hosts da web também fornecem seus próprios serviços de suporte para que você possa obter ajuda se algo der errado com seu servidor.

Alguns hosts da web não oferecem nenhum suporte, mas a maioria dos hosts da web fornece pelo menos algum nível de suporte.

No entanto, é importante entender que existem diferentes “escopos” para os quais você pode obter ajuda.

Alguns hosts da web só oferecerão suporte se algo der errado com o próprio servidor de hospedagem.

Outros oferecerão políticas de suporte mais amplas e também podem ajudar a diagnosticar problemas com seu site no que se refere à hospedagem.

Por exemplo, se você usar o Lexpage Website, terá acesso a uma equipe de suporte dedicada que pode ajudá-lo tanto na hospedagem quanto na criação do seu site com WordPress e Elementor.

Conclusão

Se você deseja criar um site ou landingpage para advogados, precisa de um host para fornecer os recursos de computação para alimentar seu site e disponibilizá-lo para visitantes em todo o mundo.

Para fornecer esses recursos, você encontrará diferentes tipos de hospedagem na web, como hospedagem em nuvem, hospedagem compartilhada, hospedagem VPS, hospedagem dedicada e muito mais.

Fornecer esses recursos de computação é o mínimo do que você deve esperar de um host da web. No entanto, muitos hosts da web vão além do básico e fornecem outros recursos para ajudá-lo a trabalhar com mais eficiência e criar um site melhor.

Esses recursos podem ajudá-lo a simplificar o processo de lançamento do seu site, acelerar os tempos de carregamento do seu site, protegê-lo contra agentes mal-intencionados, otimizar seus processos de manutenção e muito mais.

O Lexpage Website oferece uma solução completa com hospedagem integrada do Google Cloud Platform, WordPress pré-instalado e Elementor, além de recursos convenientes, como backups automáticos e certificados SSL sem custo extra.

Deixe um comentário